10 pontos essenciais para transporte aeromédico seguro

12 de junho de 2020 by in category Aeromédico with 0 and 0
Home > Blog - PT > Aeromédico > 10 pontos essenciais para transporte aeromédico seguro

O transporte aeromédico é extremamente essencial em momento críticos, pois é o meio mais ágil para deslocamento a longas distâncias.

E além realizar o transporte de pacientes, que também é conhecido como UTI aérea, ainda auxilia no transporte de pacientes candidatos a transplantes e até de órgãos a serem transplantados, o mais rápido possível.

Algo que é muito importante ressaltar aqui, quanto ao uso desse meio de transporte, é que, devido à sua rapidez para chegar ao destino, ele pode auxiliar no aumento das chances de sobrevivência do paciente.

E hoje iremos apresentar alguns dos pontos essenciais para um transporte aeromédico seguro.

 

 

1 – As situações para o uso do transporte aeromédico

As três principais situações onde é feito o uso do transporte aeromédico seguro são:

– Quando se necessita transferir um paciente de um hospital para outro com mais recursos;

– Quando há a necessidade de remover uma vítima de um acidente ou mesmo alguém que fora resgatado;

– Ou quando se necessita fazer o transporte de órgãos a tempo para a realização da cirurgia. No caso, o uso de transporte terrestre seria muito demorado.

 

2 – O processo para levar o paciente do hospital até a aeronave

O deslocamento/remoção do paciente até a aeronave é feito mediante uma avaliação das condições do mesmo junto à equipe médica. Ou seja, a equipe do serviço de UTI aérea faz a triagem, antes da realização do voo, junto com a equipe médica do hospital a fim de garantir a remoção segura do paciente.

Assim, quaisquer procedimentos invasivos devem ser realizados antes do paciente embarcar.

 

3 – Acompanhantes

Outro ponto importante é a quantidade de acompanhantes que podem seguir no voo,  junto ao paciente. Primeiro, a equipe médica avalia essa possibilidade. Havendo a permissão, a quantidade de acompanhantes varia segundo o tamanho da aeronave e complexidade do quadro clínico.

 

4 – Os profissionais envolvidos no voo

Os profissionais envolvidos no voo devem ser os responsáveis pela área operacional e comercial, equipe de suporte em solo e a equipe médica, com médicos e enfermeiros, devendo ter formação específica para atuarem em voos.

Na AllJet contamos com um corpo clínico com profissionais com mais de 30 anos de experiência em medicina, qualificados em atendimento de urgência e emergência e no transporte aeromédico de pacientes em situação crítica.

 

5 – No caso de pacientes traumatizados

O procedimento a ser realizado nesse caso é a verificação do trauma do paciente e se a estabilidade do mesmo poderá ser afetada pelo voo (incluindo as condições de altitude a que o mesmo irá se submeter).

Também poderá ser necessário realizar outros procedimentos como a imobilização de fraturas, desobstrução das vias aéreas, procedimentos mais invasivos, etc.

 

6 – A importância de uma equipe médica especializada em medicina aeroespacial

Para o transporte aeromédico se faz crucial contar com uma equipe especializada em medicina aeroespacial a fim de garantir a segurança da equipe, tripulação e paciente.

A medicina aeroespacial trata-se de uma especialização na medicina, responsável por prevenir, identificar e tratar doenças que possam ocorrer por conta do indivíduo se expor a atividades aéreas.

Desse modo, o serviço de transporte aeromédico, que conta com esses procedimentos de avaliação e precaução, proporciona um transporte seguro e tranquilo ao paciente, sendo devidamente assistido, de acordo com o quadro clínico. É assim também que funciona o serviço de UTI aérea oferecido pela AllJet.

 

7 – Aeronave devidamente inspecionada

Um outro procedimento extremamente essencial é que a aeronave e os equipamentos médicos presentes nela sejam regularmente checados. E isso, além de garantir a excelência no serviço, garante também a segurança do paciente, tripulação e profissionais durante o voo.

 

8 – Equipamentos e medicamentos disponíveis

As aeronaves para o transporte aeromédico contam com medicamentos e equipamentos para a realização de procedimentos de urgência e emergência, ou seja, para quando se necessite de uma intervenção imediata.

Para isso, estarão disponíveis equipamentos básicos como bombas de infusão, respirador, ventilador, monitor cardíaco, cardioversor, aspirador, desfibrilador, etc.

 

9 – Capacitação da tripulação

Tão importante quanto a inspeção da aeronave, a fim de garantir a segurança e tranquilidade durante o transporte, a capacitação da tripulação é essencial.

Por exemplo: uma equipe devidamente treinada saberá identificar alterações de estabilidade, temperatura e de oxigênio que possam vir a afetar o quadro clínico do paciente. Assim como, eles têm pleno conhecimento sobre os equipamentos e medicamentos a serem utilizados.

Para tanto, nossa tripulação realiza treinamentos e reciclagens periódicas, para um aperfeiçoamento constante.

 

10 – Aumento das chances de sobrevivência

Todos os anos o transporte aeromédico tem auxiliado a salvar vidas. E em muitos casos elas são a única forma de se conseguir remover um paciente com segurança e conforto, de um hospital para outro.

 

Se você, algum familiar ou mesmo conhecido necessitar do serviço de transporte aéreo, pode contar com toda a rapidez e segurança da AllJet.

11 4582-2611 (Plantão 24 horas)

11 93295-0307 (Plantão Aeromédico – WhatsApp)

Add comment

© 2020 ALLJET TÁXI AÉREO - Todos os direitos reservados ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação