Ambulância aérea: rapidez em momentos críticos

25 de junio de 2020 by in category Aeromédico with 0 and 0
Home > Blog - Es > Aeromédico > Ambulância aérea: rapidez em momentos críticos

A ambulância aérea é a forma mais rápida e segura para realizar o transporte de pacientes.

E ela se torna ainda mais eficaz e essencial em momentos críticos. Afinal de contas, não podemos prever quando algum problema de saúde urgente possa surgir ou mesmo quando possa acontecer um acidente.

Esse tipo de transporte é recomendado para viagens de longa distância e onde o tempo pode ser decisivo.

Assim, no caso de pacientes que se encontram muito debilitados para serem submetidos ao transporte terrestre ou mesmo aqueles que precisam ser transportados com urgência para outro hospital, o transporte aéreo é a solução que pode ajudar a salvar vidas.

 

Como a ambulância aérea funciona?

Uma ambulância aérea é devidamente equipada com equipamentos de UTI médica e também conta com uma equipe médica especializada (com médicos e enfermeiros com treinamento específico para atendimentos em voos) para a realização segura desse tipo de transporte.

E nas etapas iniciais para essa locomoção do paciente há uma triagem do caso, a fim de identificar o estado de saúde do mesmo. Desse modo é possível saber se ele se encontra em condições para fazer a viagem.

A triagem é feita entre a coordenação médica, juntamente com o médico responsável pelo paciente até então. Após esta triagem, a coordenação orienta a equipe de voo, que por sua vez, estará responsável pelo transporte do paciente

E o paciente é liberado para a viagem somente após passar por esse procedimento crucial.

Um outro ponto também importante a salientar é que os próprios pilotos também recebem treinamento para a realização desse tipo de transporte com segurança. Um desses treinamentos é o de primeiros socorros.

Ainda, a Anac (Agência Nacional de Avião Civil) regulamenta esse tipo de transporte e não só exige que os profissionais envolvidos sejam devidamente capacitados e qualificados, quanto também fiscaliza em relação à estrutura e manutenção das aeronaves, tudo a fim de garantir a segurança do paciente e demais envolvidos ali presentes.

Na Alljet nós seguimos todas as exigências da Anac e contamos com uma equipe qualificada e apta a realizar de forma segura e ágil o transporte de pacientes.

Você pode saber mais sobre nosso serviço de UTI Aeromédica aqui.

 

Ainda, sobre as condições do paciente e adaptações do voo

Como o objetivo principal é fazer o transporte de maneira rápida e segura do paciente, os médicos repassam as informações sobre o estado de saúde dele para o piloto que irá avaliar a melhor forma de voo.

Assim, o piloto analisará se será necessária alguma alteração no padrão de voo, como, por exemplo, se será necessário um voo mais baixo (abaixo de 5.000 pés).

 

Aeronaves devidamente equipadas

Mencionamos aqui sobre a altitude do voo e cabe aproveitar a oportunidade para abordar outro assunto essencial sobre a ambulância aérea: ela precisa ser equipada, segundo exige a Anac.

No transporte aéreo o paciente estará exposto a altitudes elevadas (acima de 8.000 pés) e a saturação de oxigênio acaba aumentando na aeronave.

Por esse motivo, uma das exigências da Anac é que as aeronaves sejam equipadas com equipamentos de UTI. Assim o quadro do paciente não é agravado por conta desse aumento da saturação de oxigênio.

 

Conte com a gente

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais sobre esse serviço tão essencial e que tem ajudado a salvar muitas vidas.

Caso você, algum familiar ou mesmo amigo precise de um serviço de transporte aeromédico, fale com a AllJet. Nossa equipe está disponível 24 horas para te atender.

11 4582-2611 (Plantão 24 horas)

11 93295-0307 (Plantão Aeromédico – WhatsApp)

Add comment

© 2020 ALLJET TÁXI AÉREO - Todos os direitos reservados ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação